Indicações

10 vezes em que o Capitão América se mostrou um péssimo super-herói na Marvel

No final das contas, o Capitão América é mais um símbolo do que um cara de traje. Dito isto, nem todo mundo que usa uma roupa com escamas e asas na cabeça encarna o que um herói americano deveria ser.

Ele não é apenas uma ferramenta para o governo, é um homem que protege todas as pessoas, incorporando os chamados valores americanos. Dito isto, há momentos em que mesmo Steve Rogers não cumpriu o padrão que estabeleceu para si mesmo como um adolescente doente no Brooklyn antes da guerra.

Então, em nome da liberdade e da justiça para todos, aqui está uma lista de dez vezes que o Capitão América traiu a todos nós e se mostrou um péssimo super-herói na Marvel.

Abandonou a Terra para a Dimensão Z

Uma das partes mais difíceis de ser um herói são os sacrifícios que você deve fazer pelos outros. Há coisas esperadas de um herói que não são esperadas da pessoa comum. Seja justo ou não, é algo que a maioria está ciente ao assumir o título.

Quando o Capitão América ficou preso na Dimensão Z de Arnim Zola, ele se envolveu com os problemas de seus nativos, até adotando um filho. Na época, ele estava desiludido com sua vida na Terra, então, embora se possa argumentar que ele estava apenas trocando um conjunto de responsabilidades por outro, também está implícito que ficar na Dimensão Z era sua maneira de escapar do que se esperava dele em sua terra natal.

Perseguiu os outros por suas crenças

Há muito tempo, quando programas como Além da Imaginação estavam criticando ou pelo menos trazendo luz ao ridículo da histeria da Guerra Fria, a Marvel estava publicando uma história em quadrinhos do Capitão América que faria qualquer leitor adulto e de extrema esquerda se sentir inseguro.

A história foi recontada para explicar que o Capitão América dessa época era na verdade um cara chamado William Burnside, mas na época em que foi publicado, os leitores acreditavam que esse era o mesmo Steve Rogers, que lutou pelos direitos dos outros apenas alguns anos antes. Em retrospecto, isso não é muito legal.

Virou um fora da lei

Embora ele tenha operado amplamente em cinza durante seu tempo no final dos anos 80 como o Capitão, essa encarnação não era uma pessoa maliciosa. Em vez disso, ele apenas trabalhou com o que tinha ao continuar fazendo o que amava: proteger a América.

Ainda assim, sua escolha de trabalhar com alguns anti-heróis verdadeiramente questionáveis, bem como assumir missões que fizeram mais para machucar bandidos do que ajudar inocentes, é muito questionável. Por enquanto, tudo o que podemos fazer é atribuir o esforço dele a encontrar seu lugar em uma América muito diferente daquela que ele conhecia.

Aniquilou drogados

A maioria das pessoas que em algum momento lidou com drogas dirá que essa foi a última coisa que gostariam de fazer por dinheiro. Também podem dizer que suas comunidades não oferecem muitas outras maneiras de gerar renda, e as oportunidades legítimas que existem são limitadas.

Embora tenha sido muito ousado fazer do Capitão América um campeão na Guerra às Drogas, o primeiro objetivo dele sempre deve ser ajudar as pessoas, mesmo quando elas não conseguem se ajudar. O fato de ele parecer apoiar o tipo de exagero do estado policial ao qual mais tarde se opôs na Guerra Civil de 2007 é uma traição a seus valores, pura e simplesmente.

Virou agente da Hydra

Este é provavelmente o exemplo mais recente na mente da maioria das pessoas, por isso, obviamente, teve que aparecer na lista. Foi um grande abalo para tudo o que sabemos sobre Steve Rogers ao descobrir que, no Dia Zero, o homem que pensávamos que representava tudo era na verdade um membro da Hydra.

Justificativas supercientíficas e dispositivos de enredo à parte, o Capitão América deu um grande golpe para nós, leitores, quando soubemos que ele sempre fora o inimigo. Como afirmado, quaisquer questões canônicas levantadas foram rapidamente explicadas pela ciência dos quadrinhos da Marvel, mas a revelação inicial foi muito para muitos de nós, e algo que alguns leitores ainda têm problemas para superar.

Concordou em trabalhar com o Rei do Crime

20 anos depois (provavelmente cerca de 5 dentro do cânone da Marvel) e parece que Capitão América ainda não havia aprendido nada. As ações de Steve Rogers durante o evento da Guerra Civil de 2007 foram compreensíveis.

Ao se recusar a assinar a Lei de Registro Sobre-Humano, ele violou a lei apenas para manter o que acreditava serem os verdadeiros valores americanos. Entretanto, em parceria com Wilson Fisk, ele comprometeu esses valores em troca de recursos, o que é uma coisa incrivelmente governamental a ser feita, e não tanto americana quanto a definição dele.

Chamou mutantes terroristas para os Vingadores

Embora não tivessem cometido seus crimes mais flagrantes na primeira vez em que viraram Vingadores, Wanda e Piotr Maximoff ainda eram indivíduos perigosos e mal demonstravam ter o potencial de representar o mesmo time que alguns dos verdadeiros heróis da América.

Liderar uma equipe com tais indivíduos era imprudente, mesmo porque ambos tiveram ações mais tarde em que colocaram em risco a segurança de todos.

Trouxe o Cavaleiro da Lua para os Vingadores

Para alguém com padrões tão altos para seus inimigos, Steve Rogers não parece muito exigente com quem se associa pessoalmente. Deixar Cavaleiro da Lua em sua equipe de Vingadores Secretos não é a coisa mais inteligente que o então diretor da SHIELD poderia ter feito.

Caramba, está a um passo de trazer Deadpool. Permitir que um indivíduo instável participe de uma cruzada liderada pelo governo pode facilmente terminar em mil cenários que colocam o povo americano em risco e o Capitão América deveria honestamente saber disso melhor do que ninguém.

Se intrometeu nos negócios de outras pessoas

No evento Vingadores contra X-Men de 2014, o Capitão América foi inflexivelmente contra permitir que Hope Summers, uma reencarnação da mais famosa Jean Grey, se fundisse com a entidade conhecida como Força Fênix.

Para um cara que liderou equipes de Vingadores com Feiticeira Escarlate e Sentinela, parece meio estranho que ele seja tão contra forças onipotentes instáveis que encontram um lugar entre uma equipe com base na Terra.

Ele tinha suas razões para permitir que esses heróis entrassem no time, assim como Ciclope tinha suas razões a favor de deixar as duas se fundirem. Quando se trata disso, muitos dos danos causados por essa disputa poderiam ter sido evitados se o Capitão América se ocupasse de seus próprios negócios.

Desistiu do manto – depois o exigiu de volta

Na história recente da Marvel, vimos Capitão América perder seu soro de super soldado, resultando em seu corpo se recalibrando com o de um homem comum de 90 anos de idade. Embora os fãs sempre pensem em Capitão América como um membro da grande geração, ele também sempre esteve na vanguarda da mudança.

Esse velho e despojado Steve parecia muito mais avesso à mudança, mesmo a mudança que ele iniciou ao nomear Sam Wilson como o novo Capitão. Os dois se chocaram tanto intelectualmente quanto fisicamente, e Rogers mostrou que não era bem a favor do progresso.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.