O mistério de um segundo irmão para Ciclope na Marvel começou em X-Men #23, de 1993, graças a uma indicação do Senhor Sinistro. Sinistro se corrigiu ao afirmar que estava falando apenas do irmão de Scott, Alex/Destrutor, mas as sementes para outro irmão já estavam plantadas.

Quando Gabriel Summers foi revelado nas páginas de X-Men: Deadly Genesis, o mistério foi aparentemente resolvido, embora ainda existam rumores de mais irmãos Summers.

Gabriel Summers, ou Vulcano como é agora conhecido, deve desempenhar um papel importante no próximo relançamento de “Dawn of X”, então é um bom momento para conhecer este pouco lembrado irmão do Ciclope, que a Marvel escondeu por anos.


Envelhecido artificialmente

Gabriel Summers encarou a vida mais ou menos com a morte de sua mãe, Katherine Summers, depois que ela e o marido foram levados a bordo do cruzador Shi’ar de D’Ken. Katherine foi morta para punir o marido, o major Christopher Summers, por uma de suas tentativas de fuga.

Gabriel foi retirado do corpo de sua mãe e envelhecido em uma taxa maior usando a tecnologia xiita.

Ele foi enviado de volta à Terra para se tornar um escravo do invasor alienígena Erik, o Vermelho. O envelhecimento acelerado tirou grande parte da infância de Gabriel e, quando adulto, ele ainda se comporta com uma atitude muito jovem.

Um dos primeiros X-Men

Gabriel conseguiu escapar de seus escravizadores xiitas quando esteve na Terra, onde foi encontrado por Moira Mactaggart com quase nenhuma memória de quem ele era ou de onde veio. Ela ajudou a criar ele e outros quatro mutantes em suas instalações em Muir Island.

Como revelado em Deadly Genesis, Gabriel e seus colegas foram convocados pelo professor Xavier como a segunda equipe de X-Men antes da equipe que ele mais tarde consolidaria como os verdadeiros X-Men.

Essa equipe incluía personagens como Wolverine e Tempestade e era considerada a segunda equipe oficial dos X-Men antes que o passado de Gabriel fosse revelado.

Morto por Krakoa

Enquanto os X-Men atualmente vivem e trabalham com a ilha mutante de Krakoa, a relação entre eles começou muito mal.

Após o primeiro contato da equipe com a ilha, os X-Men foram derrotados e capturados. Xavier foi forçado a usar os alunos de Moira como sua primeira missão de resgate e implantou anos de treinamento telepaticamente.

Quando Vulcano e seus companheiros de equipe Darwin, Sway e Petra chegam à ilha, ela reagiu negativamente às energias de Vulcano e parecia ter matado toda a equipe. Xavier limpou a memória de todos os envolvidos depois que Scott teve problemas para lidar com a perda de seu irmão recentemente descoberto.

Pode manipular energia

Vulcano exibiu níveis muito altos de energia em tenra idade, e ele exibiu as habilidades de manipular energia em níveis extremos, além de poder absorver, armazenar e gerar energia própria quando suficientemente carregado.

O Vulcano é capaz de usar essa energia de várias maneiras, incluindo voo, super força, raios de energia, e até mostrou a capacidade de controlar os poderes de outras pessoas, usando sua fonte de energia.

Ele é capaz de sobreviver no espaço sem sustento, desde que tenha absorvido energia suficiente.

Mutante de nível Ômega

Gabriel é um mutante incrivelmente poderoso e foi recentemente confirmado como um mutante no nível Omega por Jonathan Hickman na série de eventos House of X/Powers of X.

Isso significa que seu potencial de poder diminui a maioria dos outros mutantes, o que o transformou em uma enorme ameaça aos X-Men, devido ao seu relacionamento difícil com Xavier.

Vulcano é tão poderoso que pode até ser imortal, como foi mostrado quando foi revelado que ele sobreviveu à morte por Krakoa devido à absorção das energias geradas por seus camaradas moribundos.

Tomou controle do Império Shi’ar

Vulcano foi acordado do estado adormecido em que foi deixado depois de Krakoa devido à absorção de parte da enorme quantidade de energia liberada durante o Dia-M, que mostrou vários mutantes perderem seu poder.

Depois que Vulcano confrontou Xavier sobre seu passado e lutou com os X-Men, Gabriel partiu para o espaço para confrontar sua própria história recentemente descoberta com os xiitas.

Vulcano realmente mostrou seu poder quando travou uma guerra contra os xiitas e sua extremamente poderosa Guarda Imperial, e ele finalmente ganhou o apoio do povo xiita que arruinou sua vida quando criança. Vulcano os impressionou na batalha devido ao seu poder e táticas que influenciaram o povo guerreiro e levaram à sua aceitação.

Casado com a morte

Claro, também foi seu relacionamento com Rapina, membra exilada da Família Real Shi’ar, que o ajudou a conquistar o Império Shi’ar.

Os dois se conheceram quando estavam escapando da prisão da lua juntos e logo se casaram com a presença do imperador D’Ken, que Vulcano havia curado recentemente, apesar de seu desejo de vingança pelo assassinato de sua mãe.

No entanto, após o casamento com Rapina, Vulcano matou D’Ken e assumiu o controle final e completo do Império Shi’ar, agora conquistando a Guarda Imperial como seguidores leais em vez de inimigos dedicados. Seu governo seria contrário, no entanto.

Em guerra com a família

Enquanto Ciclope e Gabriel tiveram problemas após a morte de alguns X-Men e seu tratamento com os demais em Deadly Genesis, foi Destrutor quem se encarregou de perseguir Vulcano no Império Shi’ar.

Lá, sua equipe de X-Men se uniu aos Starjammers e à ex-imperatriz Lilandra para levar a luta para Vulcano.

Após a cerimônia de casamento de Vulcano, onde Gabriel assassinou seu pai Corsair, o líder dos Starjammers, Destrutor continuou a luta contra seu irmão mais novo, ao lado de Rachel Summers, Gabriel e sobrinha de Alex no futuro. Seus laços familiares apenas irritaram mais Vulcano, pois ele culpou a ignorância por sua vida trágica.

Inimigos na Guerra dos Reis

O governo de Vulcano do Império Shi’ar também foi contestado pelos outros governantes galácticos, enquanto Gabriel tentava expandir seu domínio sobre o resto do universo da Marvel. Isso o colocou em conflito direto com os mais novos governantes do Império Kree, a Família Real Inumana.

As origens dos Inumanos vieram das mãos da experimentação de Kree; portanto, quando Raio Negro e seu povo deixaram a Terra, uniram as várias outras raças Inumanas criadas pelos Kree e assumiram o império em luta.

Raio Negro e Vulcano foram considerados mortos após uma explosão no espaço que rasgou um buraco no tecido do universo. Raio Negro voltou, mas o destino de Vulcano era desconhecido.

Retorno aos X-Men

Embora as razões de Vulcano por trás de seu retorno sejam desconhecidas, ele foi revelado como um mutante de nível Ômega que atualmente reside na ilha de Krakoa com o restante da população mutante.

O fato de ele estar em Krakoa é bastante interessante, e mal podemos esperar para ver isso ser mais explorado.

Os fãs terão a chance de descobrir tudo sobre Vulcano em “Dawn of X”, já que ele deve aparecer ao lado de seus irmãos, Ciclope e Destrutor, na nova série de X-Men. Considerando o ódio discutido anteriormente que existe entre Vulcano e sua família, seu lugar entre os X-Men deve ser uma leitura interessante, no mínimo.