Quando se trata do mais sábio dos sábios no MCU, Bruce Banner é quem mais se destaca, pela mera habilidade de seu QI. O que é bom, desde que a lista seja comparativamente estreita.

Mas entre uma lista abrangente dos mais inteligentes da Marvel, como Reed Richards, Tony Stark, Hank Pym, Sr. Fantástico, Doutor Destino, Pantera Negra, Pensador Louco, Alta Evolução e Hulk, é hora de adicionar o Doutor Estranho.

A inteligência e a esperteza do Doutor Estranho repousam em sua dupla habilidade de praticar feitiçaria e neurocirurgia complexa. Aqui estão dez vezes em que o Doutor Estranho se mostrou mais esperto que todos e enganou heróis e vilões da Marvel.


Contra Dormammu

A derrota de Dormammu pelo Doutor Estranho é muito brilhantemente retratada no filme de Doutor Estranho de 2016. O fato de a vitória de Estranho contra Dormammu ser a menos comentada choca a todos. O Mestre da Magia Negra ajuda o Devorador de Almas na invasão da Dimensão das Trevas.

Dormmamu, também conhecido como Devorador de Almas, é completamente subjugado ao Doutor Estranho depois de admitir que ele deve sua vida ao Mago Supremo. Embora com relutância, Dormmamu se torna seu aliado e garante nunca mais invadir a Terra.

Contra Kaecilius

Interpretado por Mads Mikkelsen após eras de ter um controle firme sobre o Doutor Estranho, o maestro perde para ele. Pelo poder de sua inteligência, o Doutor Estranho vence Kaecilius no clímax. A Joia do Tempo do super-herói da Marvel é útil neste momento crucial.

Isso não era algo comum, uma vez que Kaecilius era um mestre em sua técnica arcana. A briga que reverte a cena do combate ao tempo é onde ele impede que este último deixe Dormammu controlar a Terra e levá-la para uma dimensão sombria.

Contra Loki

Essa é a maior conquista de todas, porque Loki não é um adversário comum, ele é o Deus das Trapaças, afinal. E ofuscar o Deus das Trapaças significa vencê-lo em seu próprio jogo.

A cena se passa em Thor: Ragnarok, onde o adversário de Doutor Estranho se parece com um palhaço completo até o final. A próxima coisa que sabemos é que o “Deus” da Trapaça é enganado pela ilusão de estar preso em um reino espacial infinito.

Contra Thanos

Enquanto Doutor Estranho e Thanos colidem em Vingadores: Guerra Infinita, o primeiro o entrega sua Joia do Tempo. Mas tudo não passava de um truque: uma maneira de fazer com que os heróis vencessem no fim.

Enquanto o Doutor Estranho entrega essa Joia do Tempo, parece que ele a segura com pouca pressão, transformando isso em um momento de impacto. Isso sozinho se tornou o momento crucial para a existência de Vingadores: Ultimato.

Heróis nos portais

Um momento crucial em Vingadores: Ultimato é quando o médico consegue trazer toda a cavalaria de Vingadores para a mesma cena. Isso é apenas 15 minutos depois do Hulk estalar os dedos. Também ajudou que o Doutor Estranho visse o futuro cerca de 14 milhões, seiscentas e cinco vezes e conhecesse os possíveis resultados a cada vez.

O plano de Doutor Estranho teve um preço, mas ele preparou o palco e trouxe todos os Titãs para um único local. Se o Doutor Estranho não tivesse feito isso, Thor, Capitão América e Homem de Ferro teriam sido derrotados sem piedade pelo Titã Louco e seus capangas.

A venda da alma para deuses

Em um movimento totalmente calculado, o Doutor Estranho vendeu sua alma a uma variedade de divindades e não a uma única. Só ajudaria a causa do Feiticeiro Supremo que não um, mas muitos deuses possuíam sua alma. Uma alternativa para passar o resto de sua vida sem C’Thulu, o Doutor Estranho recebe o devido crédito aqui.

A venda de almas ocorre em uma mega-escala, apenas significa que ninguém provavelmente terá controle total ou parcial sobre a alma do Doutor Estranho. Nos Novos Vingadores de 2013, esse sub-enredo apareceu quando o Feiticeiro Supremo falha em vender sua alma no Mercado do Pecador.

Contra Drácula

Não apenas o Doutor Estranho colidiu com Drácula, mas ele conseguiu derrotar Drácula nos quadrinhos da Marvel. Nesse conto em particular, o Doutor Estranho faz o melhor uso possível de sua feitiçaria. O vampiro tem chance de vencer isso? De maneira alguma.

O Doutor Estranho prende Drácula no plano astral, então o leva ao reino físico apenas para poder usar o Livro das Trevas sobre ele. Doutor Estranho pronuncia Katerama Lucema e Bam! Drácula já era!

Escondendo super-heróis de um deus

Doutor Estranho não é estranho em derrotar deuses e divindades (Loki). Esta história em particular é do final de Time Runs Out, onde o Doutor é forçado a tomar partido do Doutor Destino.

Mas isso não é tudo: na edição posterior da história em quadrinhos, os leitores são informados de que o Doutor Estranho nunca parou de tomar partido do lado bom e que ele conseguiu esconder um monte de super-heróis em uma nave espacial.

Ocultando Singhsoon de Loki

O Feiticeiro Supremo usa um de seus feitiços para esconder o Exílio de Singhsoon de Loki e seus capangas. Usando um de seus feitiços mágicos mais potentes, o Doutor Estranho é capaz de realizar esse feito bloqueando a magia em sua assistente Zelma.

É pertinente mencionar que a proximidade de Loki com a assistente de Stephen, Zelma, permite que ele descubra a magia nela. Esconder feitiços em assistentes para esconder o Exílio de Singhsoon é absolutamente genial.

Contra os Vingadores

Superar toda a cavalaria de Vingadores pode ser complicado, a menos que você esteja falando sobre Doutor Estranho. Na Guerra Civil dos quadrinhos da Marvel, Doutor Estranho esconde Vingadores renegados, indo contra seu próprio conjunto de princípios.

Ele ajuda os renegados a tomar uma rota de fuga, criando uma ilusão para os outros. No final, ele consegue teleportar seus aliados para o Sanctum Sanctorum.