Indicações

Nem tudo é piada: Thor é o super-herói mais trágico do MCU; veja provas

Thor realmente passou por muita coisa no MCU. Ele perdeu sua casa e todos com quem se importava, depois perguntou o que mais ele poderia perder. Então, ele perdeu ainda mais – ele falhou pela primeira vez em 1.500 anos.

Custou caro ao universo e, no que dizia respeito a Thor, era culpa dele, porque ele poderia ter evitado. Aqui estão os dez momentos mais tristes da história do Deus do Trovão no MCU.

Tenha em mente que a maioria desses momentos (todos, exceto um, na verdade) será de Thor: Ragnarok, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, já que eles completaram um grande arco para o super-herói.

Funeral de Frigga

Não há muito mérito em Thor: O Mundo Sombrio. É um excelente exemplo do MCU, na pior das hipóteses, seguindo uma fórmula repetitiva. Mas Chris Hemsworth ainda fez o possível com o que recebeu.

Frigga recebeu quase nenhuma personalidade ou tempo de tela nos dois primeiros filmes de Thor antes de ser morta para avançar na trama, mas em seu funeral, quando vemos o quanto sua morte deixou Thor afetado. É um momento de seriedade real.

A morte de Odin

Taika Waititi foi criticado por alguns por trazer muito de sua comédia para Thor: Ragnarok, colocando-o em desacordo com os dois primeiros filmes (que, vamos encarar, não é uma coisa tão ruim).

Se o drama é substituído com um pouco de humor, perde seu peso emocional. E isso é verdade para a destruição de Asgard e a chegada de Hela.

No entanto, nas mãos de um trio de atores como Chris Hemsworth, Anthony Hopkins e Tom Hiddleston, a cena da morte de Odin, quando ele desaparece em uma falésia na Noruega, é um momento realmente poderoso.

Perdeu o olho e foi superado por Hela

Por todo Thor: Ragnarok, o Deus do Trovão está esperando uma chance de deixar Sakaar, ir para Asgard e terminar o reinado de Hela. Quando ele finalmente chega lá, ele marcha até Hela e a envolve em um combate corpo a corpo.

No entanto, ele instantaneamente descobre que é irremediavelmente superado. Ele não pode dar um golpe, e ela arranca um dos olhos dele.

Quando Thor foi escravizado em Sakaar, ele pensou que havia atingido seu ponto mais baixo. Mas quando ele se viu incapaz de recuperar seu reino e impotente contra seu último inimigo, ele realmente atingiu seu ponto mais baixo.

Quase foi morto por Thanos

A cena de abertura de Vingadores: Guerra Infinita estabelece adequadamente a ameaça de Thanos. Thanos e a Ordem Negra atacam a nave-mãe Asgardiana, que contém os únicos Asgardianos remanescentes no universo, em questão de momentos.

Fauce de Ébano, o lacaio do Titã Louco, manipula um monte de sucata de todo o navio para restringir firmemente Thor e deixá-lo impotente e sem palavras. Então, ele é forçado a assistir enquanto Thanos ataca o Hulk, Loki e Heimdall.

Assistindo horrorizado, Thor grita: “Você vai morrer por isso!” Ele não tem influência nessa situação e nós realmente sentimos pena de um deus.

Sem mais nada a perder

Esta é uma das cenas mais emocionais de Vingadores: Guerra Infinita, e só tem mais impacto quando é vista novamente, por causa de seu uso magistral de prenúncio. Do jeito que Thor vê, ele está indo atrás de Thanos e ele vai matá-lo ou morrer tentando, porque não há mais nada que ele possa perder.

Ele perdeu o pai, a mãe, o irmão, o melhor amigo e a casa – e tudo o que resta é o seu desejo de vingança. Conversando com Rocket, Thor tem uma tendência a se abrir mais do que normalmente faria.

Quando eles falam sobre matar Thanos, Thor resume tudo ao que realmente é: “O que mais eu poderia perder?” No final, Thanos vence e Thor não morre, mas perde muito mais – seu orgulho, sua confiança e seu histórico impecável.

Percebeu que Thanos venceu por causa de seu fracasso

No terceiro ato de Vingadores: Guerra Infinita, enquanto as forças de Wakanda e os Vingadores Secretos lutavam contra Thanos e a Ordem Negra, Thor marchou para a batalha como sua última esperança.

Ele acabara de forjar a Rompe-Tormentas, uma arma capaz de destruir o Titã Louco, e gritou: “Traga-me Thanos!” Ele voou para o céu, viu Thanos e lançou seu novo machado nele, mergulhando-o no ombro.

E então Thanos disse a ele: “Você deveria ter acertado na cabeça.” Depois de tudo isso, tudo se resumiu a um erro tão trivial. Thanos estalou os dedos e Thor olhou para a Manopla do Infinito carbonizada, ciente de que um evento de proporções cósmicas estava a caminho, sabendo que seu erro causou a vitória de Thanos.

Consertando o erro – tarde demais

Há um tom realmente sombrio nessa cena. Na superfície, é apenas um retorno de chamada divertido. Thanos havia dito a Thor para seguir em frente, então, quando teve a chance, ele seguiu em frente.

Mas matar Thanos depois que ele já havia conseguido destruir metade de toda a vida no universo e, portanto, desistiu de tentar impedir que as pessoas o matassem não parecia uma verdadeira vitória.

Thanos ainda havia vencido. Thor ainda falhou. Havia um ar de tragédia shakespeariana quando Thor se afastou, lentamente saindo de foco.

“Não diga esse nome!”

Vingadores: Ultimato foi acusado de usar a depressão e o ganho de peso de Thor para alívio cômico, mas esse não era o ponto. O próprio Thor está usando o humor para mascarar uma dor muito real. Há uma tragédia subjacente a cada piada.

Quando Rocket e o Hulk vão para Nova Asgard para recrutar o Deus do Trovão para o Assalto no Tempo, ele inicialmente brinca sobre jogar Fortnite e derrubar algumas cervejas e matar o Titã Louco.

Mas então o Hulk menciona o nome de Thanos – sugerindo que talvez Thor esteja com medo do vilão – e a cena muda de maneira sombria. Thor pega o Hulk e diz: “Não diga esse nome.”

A última conversa com Frigga

Por mais pateta que fosse, a sequência do Assalto no Tempo em Vingadores: Ultimato estava diretamente ligada ao tema do filme de enfrentar o passado.

Steve Rogers encontrou Peggy, Tony Stark encontrou seu pai e Thor encontrou sua mãe. Steve aprendeu que não podia deixar de lado o passado, Tony aprendeu que podia e Thor aprendeu que não precisava colocar tanta pressão sobre si mesmo.

Levou sua última conversa com Frigga para finalmente largar sua fachada de Lebowski e revelar o ser humano danificado (bem, divindade Asgardiana, tecnicamente – mas ele é muito humano) por baixo de tudo.

“Deixe-me fazer isto. Deixe-me fazer algo bom, algo certo.”

Encontramos um Thor quebrado em Vingadores: Ultimato. Desde que perdeu para Thanos, ele praticamente desistiu da vida. Ele desistiu de qualquer padrão em que estava se mantendo e se considera um fracasso. Durante todo o filme, ele está desesperado para se redimir.

Quando Tony Stark, o Hulk e o Rocket colocaram todas as suas recém-adquiridas Joias do Infinito na Manopla, Thor imediatamente se ofereceu para ser o único a trazer todos de volta.

Tony tentou convencê-lo, dizendo que ele não estava no estado mental certo para fazê-lo, e com lágrimas nos olhos, Thor disse: “Me deixe fazer isso. Me deixe fazer algo bom, algo certo.” Mas então, quando o Hulk pegou a Manopla, Thor estava torcendo por ele. Ele finalmente soltou seu ego.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.