Indicações

Pobre Coringa: Todas as vezes em que sentimos pena de vilões da DC

Os vilões geralmente não são simpáticos. Eles são os bandidos, sempre trabalhando para mutilar, conquistar e controlar a alma das pessoas. No entanto, os super-vilões são fundamentais para o gênero dos super-heróis.

Se fossem apenas raios da morte e risadas maníacas, ficariam entediantes rapidamente. É por isso que os criadores precisam explorar os lados vulneráveis ​​dos vilões. Na maioria das vezes, isso assume a forma de uma história trágica, mas às vezes os vilões são as próprias vítimas.

As vítimas de seus próprios planos, vítimas de outros vilões, às vezes até vítimas dos próprios super-heróis. Aqui listamos algumas vezes em que ficamos com pena de vilões da DC.

Charada com TOC

O Charada não foi apresentado como um personagem doente mental por um longo tempo. Criado nos anos 40, não foi até a década de 1990 que ele recebeu – e rejeitou – seu diagnóstico de TOC. Um derivado de Batman: A Série Animada, Gotham Adventures #11 conta uma história bastante comum do Charada.

Ele sai em uma onda de crimes, deixando pistas em todas as cenas, e quase derrota o Cavaleiro das Trevas e foge. No clímax da história, porém, ele para de brigar e se entrega para pedir ajuda. Nygma não sabia que ele estava deixando pistas, e percebeu que os rumores de sua insanidade não poderiam ser exagerados.

Sr. Frio perde sua esposa

Quando Senhor Frio apareceu em 1959, ele era apenas mais um trapaceiro do mundo de Batman. Ele tinha um tema de gelo e algumas armas legais, mas era apenas mais um super-vilão tentando roubar diamantes. Batman: A Série Animada consertou sua história.

Na nova origem, o Dr. Victor Fries fazia experimentos com criogenia escondido de seu patrão, tentando desesperadamente salvar a vida de sua esposa. Nora Fries era uma paciente terminal, mas ele esperava que o congelamento do corpo dela pudesse sustentá-la.

O CEO da GothCorp, pessoalmente, desligou o experimento, resultando em uma explosão que aparentemente tinha congelado Nora permanentemente e transformou Fries em Sr. Frio. Mesmo quando ele volta com o assassinato em mente, é impossível não sentir o homem que perdeu tudo e não consegue sentir a luz do sol em sua pele novamente.

Tarde demais para o Coringa

A influente A Piada Mortal de Alan Moore introduziu uma era em que o Coringa não conhecia limites. Ele mata, tortura e possivelmente estupra apenas para fazer uma observação. No entanto, ele falha, e é encurralado pelo Cavaleiro das Trevas, que não oferece a surra habitual. Em vez disso, ele alcança o Coringa, diz que entende a verdadeira escuridão, e talvez eles possam se ajudar.

Em um momento estranho e sincero, o Coringa responde com uma piada. Sua anedota é sobre fugitivos de um asilo. Quando um paciente se oferece para acender uma luz e guiar o outro através de uma borda, o segundo homem tem muito medo de ser traído para se juntar ao primeiro em liberdade. Esse é o Coringa, sozinho e com medo, para sempre.

Homem-Pipa é alvo de piada

O Homem-Pipa é um daqueles vilões da DC que os leitores gostam de zoar. É só outro esquisito de Gotham com um truque. Um papel de destaque em A Guerra das Piadas e das Charadas ajudou a dar alguma credibilidade ao personagem. Não apenas ele acaba favorecendo o Coringa, mas também tem uma história de cortar o coração.

Charada matou seu filho que amava pipas, e ele se tornou Homem-Pipa em homenagem a seu filho. Qualquer dignidade que o personagem ganhou é despojada pela explicação final do Charada, no entanto. Ele escolheu Homem-Pipa, configurou-o para ser um super-vilão ineficaz. Charada matou o filho do homem tentando fazer o Coringa rir, um momento tão terrível que Batman tentou esfaquear Nygma até a morte.

Lex Luthor é vítima de Brainiac

Alan Moore ganha um segundo lugar nesta lista com “O Que Aconteceu ao Homem do Amanhã?”. Esta “história imaginária” da DC apresenta muitos vilões tristes, incluindo um Bizarro suicida e um Mxyzptlk perturbado (ainda mais). O mais triste de todos é Lex Luthor, que rastreia o corpo de Brainiac com a intenção de reviver o andróide. Brainiac está com pressa, porém, e simplesmente assume o corpo de Luthor como seu hospedeiro.

Os olhos de Luthor se arregalam de horror quando o corpo é roubado, e Brainiac fala com humor “Bem-vindo à nova equipe Luthor/Brainiac”. Essa trama se desenrolou de maneira diferente em Liga da Justiça Sem Limites, onde Luthor gostou de seu novo corpo aprimorado, mesmo que ele não consentisse. No original, porém, ele perdeu todo o controle, virando um veículo para um robô alienígena louco.

Ozymandias não consegue salvar o mundo

Ozymandias não é um cara legal. Em Watchmen, ele literalmente matou milhões em uma invasão falsa ao estilo de Orson Wells. Era um plano rebuscado e egoísta. Mas ele esperava que isso salvasse o mundo. Depois do desastre, o distante e divino Doutor Manhattan e Ozymandias têm uma conversa estranha. “Eu fiz o certo, não fiz?”, o homem pergunta ao deus atômico azul que ele tinha tentado matar. “No final?”

A resposta de Manhattan é tipicamente fria, se não insensível. “Nada termina, Adrian. Nada nunca acaba.” Veidt percebe que está conversando com um homem que vê o futuro, que a história não acabou. A arrogância de Adrian Veidt matou milhões e só depois ele percebe que não salvou o mundo. É claro que foi muito pior para suas vítimas, mas há uma tristeza infinita no homem que se arrepende uma hora tarde demais.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.