Indicações

Te enganaram: 10 coisas do MCU que são de CGI e você não sabia

O departamento de efeitos especiais (ou efeitos visuais) tornou-se lentamente um participante importante na produção de filmes. É difícil encontrar um filme de grande sucesso que não tenha aproveitado as maravilhas das imagens geradas por computador (ou CGI, como é comumente conhecido). Um dos melhores exemplos de efeitos visuais e CGI vem do Marvel Studios. Os filmes do MCU têm algumas das formas mais impressionantes de efeitos visuais.

Desde o impecável rejuvenescimento de vários atores famosos até a criação de personagens como Thanos e Professor Hulk, os efeitos visuais se tornaram indispensáveis ​​nos filmes da Marvel.

O que muitos talvez não saibam é que o departamento de efeitos visuais se tornou uma ferramenta tão conveniente para essa franquia que existem certas partes do MCU que muitos supõem serem reais, mas na verdade são todas geradas por computador. Aqui estão dez delas.

O tapa-olho de Thor

Por alguns meses, a mídia parecia muito interessada no olho direito de Thor. Quando o Deus do Trovão perdeu 50% de sua visão para Hela durante os eventos de Thor: Ragnarok, ele foi forçado a cobrir o buraco no rosto com um tapa-olho. Logo depois, o material promocional de Guerra Infinita começou a se contradizer, pois não podia mostrar o Thor com um tapa-olho nos trailers.

Isso acabou contradizendo o produto final de qualquer maneira, já que eles mostraram seu novo olho, presente de Rocket. É tudo muito confuso, mas parece que foi muito fácil para a Marvel mostrar ou ocultar o tapa-olho como quisessem. Acontece que era tudo CGI. Hemsworth começou atuando com um real, mas ficava caindo, então eles criaram um gerado por computador.

Robert Downey Jr. de mentira

Homem de Ferro 3 foi apenas o sétimo lançamento do MCU, o que significa que o estúdio ainda não era tão útil com CGI como é agora. No entanto, uma peça-chave da magia do CGI foi usada no filme, que foi não apenas crucial, mas passou completamente despercebida pelo público. Durante a produção, Robert Downey Jr. teve uma lesão no set que impossibilitou a participação no resto do filme.

Mas a Marvel improvisou. Com o uso de um dublê e muito CGI, o departamento de efeitos visuais filmou as cenas restantes sem Robert Downey Jr. e, em seguida, substituiu cuidadosamente as características físicas do dublê pelas do ator.

O cabelo da Capitã Marvel

Essa foi uma revelação dos bastidores que chocou os fãs. Uma das primeiras cenas em Vingadores: Ultimato mostra Tony Stark e Nebula miraculosamente salvos das profundezas do espaço sideral pelo corpo brilhante literal de Carol Danvers. Obviamente, o fundo é verde, e o voo na tela da Capitã Marvel é falso. Mas havia um pouco mais de CGI nessa sequência do que pensávamos.

Acontece que o cabelo loiro esvoaçante da personagem foi adicionado posteriormente na pós-produção. Durante as filmagens, Brie Larson usava uma touca careca e não tinha nenhum fio de cabelo exposto.

A cena do aeroporto

O famoso cenário do aeroporto de Capitão América: Guerra Civil permanece com uma das sequências de luta mais emocionantes e ambiciosas do MCU. Antes de Vingadores 3 e 4, o elenco de Guerra Civil marcou o pináculo da história entrelaçada da Marvel. Vendo-os todos lutando entre si, ficou muito melhor. No entanto, a criação dessa sequência em larga escala acabou sendo mais baseada em CGI do que o trabalho de câmera real em um aeroporto.

Basicamente, todos os heróis mascarados (Homem-Aranha, Homem de Ferro, Pantera Negra, etc.) foram completamente criados com CGI em cena.

O capuz do Capitão América

Este ano, a Marvel nos trouxe de volta a 2012 para revisitar a histórica Batalha de Nova York. Steve Rogers estava entre o pequeno grupo de heróis que viajaram para esse horário e local específicos, e acabou sendo o único que acabou interagindo com um Vingador do passado. Por acaso, esse Vingador acabou não sendo outro senão o seu eu passado.

Os fãs tiveram uma emocionante luta de Capitão América contra Capitão América, que era originalmente mais confusa do que o necessário para o público. Chris Evans filmou a cena da luta de ambas as perspectivas, e seu rosto estava visível o tempo todo, não importa qual Capitão América ele estivesse interpretando.

Infelizmente, as pessoas das exibições-teste não conseguiram identificar qual Steve era qual, então a equipe de efeitos visuais foi forçada a colocar um capuz na cabeça do Capitão América de 2012, apenas para que as pessoas pudessem diferenciá-los.

A luta de Vespa na cozinha

O Homem-Formiga teve um dos usos mais originais de CGI no MCU (depois de Doutor Estranho, é claro), com foco na captura de pequenos objetos em itens de tamanho grande e em miniatura, de tamanho normal. A continuação se expandiu nessa arte digital específica, com cenas de ação mais longas e emocionantes que mudam de tamanho.

Uma sequência de luta em particular mostrou Hope Van Dyne usando seus poderes de Vespa para derrotar sozinho dois capangas armados em uma pequena cozinha. A equipe de efeitos visuais revelou que, embora quase toda a luta de tamanho normal seja real, sempre que a Vespa diminui, ela e os objetos ao redor são todos gerados por computador.

Trajes quânticos

Nos bastidores, cenas de Vingadores: Ultimato revelaram um fato muito interessante sobre as roupas dos Vingadores. Principalmente, que os trajes quânticos inspirados em Hank Pym eram inexistentes durante as filmagens. Obviamente, houve momentos em que o traje de um personagem era um produto 100% de efeitos visuais. Mas, mesmo assim, geralmente é apenas uma parte do traje, como o capacete do Homem-Formiga ou a maior parte do traje do Homem de Ferro.

No entanto, não há razão para que os trajes quânticos não existam na vida real, pois são simplesmente uniformes. Eles não são de ferro. No entanto, sempre que algum personagem usava o traje de viagem no tempo, o ator também usava uma fantasia, mas não aquela. Todos estavam vestidos com seus uniformes específicos de cada personagem. Todos os trajes quânticos foram adicionados com CGI durante a pós-produção.

As mangas de Thor

Este é um uso aparentemente desnecessário da magia de CGI. Se não for desnecessário, quase imperceptível. Em Thor: Ragnarok, o Deus do Trovão decidiu ficar sem mangas. Isso durou por todo o curso do filme, até o momento em que Groot concluiu a Rompe-Tormentas em Vingadores: Guerra Infinita. Isso foi seguido por uma das melhores cenas de entrada de personagens no MCU quando Thor e seus dois companheiros dos Guardiões da Galáxia desembarcaram em Wakanda para ajudar a derrotar o exército de Thanos.

A chegada de Thor é perceptível, não apenas porque os fãs enlouqueceram com sua aparição repentina na Terra ao lado dos Vingadores, mas também porque Chris Hemsworth consegue uma mudança de roupa muito óbvia em algo mais parecido com deus e poderoso. Isso inclui a adição de mangas. Por alguma razão, no entanto, a capa era real, a couraça era real, mas as mangas eram completamente digitais.

Trajes do Homem-Aranha

Os diferentes trajes do Homem-Aranha sempre foram uma parte crucial de seu personagem. Várias histórias em quadrinhos, jogos, filmes e programas de TV usaram a grande variedade de figurinos em seu proveito. O MCU não é diferente. Ao longo de cinco filmes, a Marvel apresentou cinco trajes diferentes. É uma média de uma roupa nova por filme.

O que deveria surpreender os fãs, no entanto, é o fato de nunca termos visto nenhum tecido autêntico na roupa de Peter Parker em cena. Embora alguns dos trajes realmente existissem no set, as versões que apareceram em cena foram tão alteradas pelo CGI que acabaram se tornando recriações digitais quase completas.

Vingadores rejuvenescidos

Há muitos anos, o rejuvenescimento é a joia da coroa do Marvel Studios quando se trata de efeitos visuais. Eles conseguiram apresentar versões perfeitamente jovens de Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Samuel L. Jackson, Kurt Russel e até Robert Downey Jr. (entre outros). Em Vingadores: Ultimato, a equipe de efeitos visuais usou essa mesma técnica. No entanto, foi utilizada de forma mais discreta do que o habitual.

A sequência de viagens no tempo que mostrou os Vingadores voltarem para 2012 nos deu novas cenas com os heróis do passado. O que muitos não perceberam é que o elenco estava muito parecido com o que eram em seu primeiro filme de equipe, porque as versões de 2012 eram todas antigas. Sete anos podem não ser uma quantidade enorme de tempo, mas há um claro rejuvenescimento físico entre Os Vingadores e Vingadores: Ultimato. Foi necessário para fazê-los ficar mais parecidos com o que eram na Fase 1.

A Marvel Studios está DESTRUINDO a Marvel Televison! E esses 8 heróis da Marvel tem os mesmos poderes que heróis da DC! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.