Indicações

Diversidade no cinema: Os atores e atrizes LGBTQ dos filmes da Marvel

Kevin Feige já prometeu que as futuras fases do MCU vão fazer o possível para representar personagens com as mais diversas etnias, gêneros e orientações sexuais.

Embora até agora nenhum personagem LGBTQ tenha ganhado destaque nas histórias do MCU, entre os astros e estrelas da Marvel estão alguns grandes representantes da diversidade de afetos na sociedade.

Confira abaixo atores e atrizes LGBTQ que já participaram de filmes da Marvel, dentro ou fora do MCU.

Anna Paquin

Anna Paquin interpretou a Vampira nos filmes dos X-Men na Fox. A atriz se assumiu bissexual em 2010, como parte da uma campanha da organização True Colours Fund, grupo de apoio LGBTQ criado e comandado pela cantora Cyndi Lauper.

Em 2012, a atriz foi entrevistada pela revista US Weekly e falou sobre sua orientação sexual.

“Minha sexualidade não é uma invenção. Para nós, bissexuais, não é sempre sobre gênero. Esse não é o fator mais importante em nossas atrações”, contou Paquin.

Anna Paquin se casou em 2010 com Stephen Moyer, colega de elenco na série True Blood. O casal está junto até hoje e tem dois filhos.

Lee Pace

No MCU, Lee Pace interpreta o vilão Ronan, o Acusador. Na vida real, a orientação sexual do ator já foi motivo de debates e confusões.

Em 2012, o ator foi identificado como gay por Ian McKellen, com quem contracenou em O Hobbit. O intérprete de Gandalf pediu desculpas pela confusão, e Pace não falou sobre o assunto por um bom tempo.

Em uma entrevista em fevereiro de 2018, Lee Pace afirmou que “já namorou homens e mulheres, mas não se identifica com nenhum rótulo de identidade sexual”.

Angelina Jolie

Angelina Jolie ainda não fez sua estreia no MCU, mas já está confirmada como Thena no filme Os Eternos, que deve agitar a trama da Fase 4 dos filmes da Marvel nos cinemas.

A atriz se assumiu bissexual ainda nos anos 90, pouco antes de sua explosiva relação com Billy Bob Thornton.

Jolie namorou alguns meses com a modelo Jenny Shimizu. Segundo a atriz, caso não tivesse conhecido e se apaixonado por Thornton, com certeza teria se casado com a namorada.

Brianna Hildebrand

Brianna Hildebrand foi uma das estrelas de Deadpool, e repetiu o sucesso de sua personagem em Deadpool 2. Nos filmes da Marvel, a jovem atriz vive a mutante Negasonic Teenage Warhead.

A atriz afirmou já ter tido experiências sexuais com homens e mulheres, porém se identifica como lésbica.

“Aprendi desde cedo que gostava de meninos e meninas. Hoje em dia, sou sortuda de morar em Los Angeles e não precisar ter medo de ser gay. Mesmo quando eu morava no Texas, não tinha medo. Já era assumida na época do ensino médio”, contou Hildebrand.

Atualmente, Brianna Hildebrand mora com a namorada Jonneke Grisham.

Ian McKellen

Um dos atores veteranos mais queridos da atualidade, Ian McKellen luta pelos direitos LGBTQ desde a juventude. Nos filmes dos X-Men na Fox, o britânico interpretou Magneto.

Embora McKellen nunca tenha ficado “no armário”, o ator falou publicamente sobre sua orientação sexual pela primeira vez em 1988, como um verdadeiro ato político. Na época, uma medida do parlamento britânico tentava impedir a dita “promoção da homossexualidade”.

Na prática, isso significava que escolas, órgãos do governo e até emissoras eram impedidas de falar sobre ou reconhecer qualquer orientação sexual não heteronormativa como válida.

Desde então, Ian McKellen assumiu um importante papel de porta-voz e defensor da população LGBTQ no Reino Unido.

Richard Madden

Richard Madden está prestes a interpretar o herói Ikaris em Os Eternos, filme da Fase 4 do MCU. Embora nunca tenha falado publicamente sobre sua sexualidade, o fato do ator gostar de homens e mulheres é bastante conhecido no mundo do entretenimento.

Madden, que também ficou conhecido por sua performance como Robb Stark em Game of Thrones, já namorou as atrizes Jenna Coleman e Ellie Bamber.

Neste ano, no entanto, Madden foi fotografado em clima de romance com o ator Brandon Flynn, da série 13 Reasons Why. O casal inclusive chegou a morar junto por alguns meses em Los Angeles. A relação teria terminado no mês passado.

Em entrevista, Richard Madden afirmou que “prefere manter sua vida pessoal fora das câmeras, e nunca gosta de falar sobre seus relacionamentos”.

Ellen Page

Nos filmes de X-Men, Ellen Page interpretou a mutante Lince Negra. A atriz é assumidamente lésbica, e saiu do armário em fevereiro de 2014.

“Algo se transformou em mim; e não só emocionalmente. Porque fisicamente também eu estava mal: sofria ataques de pânico, tinha problemas de estômago… No dia seguinte de tornar [sua homossexualidade] pública, fui regravar umas cenas e as pessoas me diziam que eu parecia outra pessoa. E eu respondia: ‘Caramba, não é que é mesmo?”, afirmou a atriz em entrevista ao site El País.

Ellen Page sempre foi uma grande defensora dos direitos LGBTQs. Nos últimos anos, a atriz produziu a série de documentários Gaycation, com a qual visitou os lugares do mundo onde a homossexualidade é mais estigmatizada

“Conheci pais cujos filhos foram assassinados ou se suicidaram, e um casal de lésbicas que não podia mostrar a cara porque sua família está à procura delas para matá-las”, contou a atriz sobre sua experiência.

Em 2018, Ellen Page se casou com a dançarina e coreógrafa Emma Porter.

Tessa Thompson

No MCU, Tessa Thompson interpreta Valquíria, confirmada na Comic-Con de San Diego como a primeira heroína LGBTQ dos filmes da Marvel. A personagem deve inclusive contar com um interesse amoroso no próximo filme de Thor.

Tessa Thompson afirmou em uma entrevista em 2018 que “se sente atraída por homens e mulheres”, mas que não se considera necessariamente bissexual.

Também em 2018, Tessa Thompson se envolveu em um relacionamento romântico com a cantora e atriz Janelle Monáe. Até hoje, fãs se perguntam se o namoro realmente aconteceu ou se foi apenas uma especulação da imprensa, já que Thompson participou de um clipe recente da cantora.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.