Indicações

Stan Lee, da Marvel, não é o maior quadrinista de todos os tempos; veja as provas

Existem poucos nomes mais importantes para os quadrinhos em geral (Marvel, DC, outras editoras…) do que Alan Moore. Ele é creditado por revigorar a indústria de quadrinhos nos anos 80, trazendo uma qualidade literária ao seu trabalho, o que ajudou as histórias de papel jornal a transcender os limites anteriores do meio e alcançar o status de alta arte.

Com suas inclinações anarquistas, investigações filosóficas profundas e barba épica de mago, ele trouxe uma voz única à indústria, ajudando a estabelecer uma geração inteira de escritores de quadrinhos britânicos que vieram depois. Recentemente, Alan Moore anunciou sua aposentadoria dos quadrinhos.

Ao longo de sua longa carreira, ele trouxe realismo aos quadrinhos de super-heróis e imbuiu seus dramas realistas com uma sensação de maravilha sobrenatural. Aqui estão os dez melhores quadrinhos que Alan Moore já fez – e que provam que ele é o maior quadrinista de todos os tempos, superando até mesmo Stan Lee, da Marvel.

A Balada de Halo Jones

Enquanto escrevia para a revista de quadrinhos britânica 2000 AD, Alan Moore roteirizou um dos melhores quadrinhos da história da empresa – e criou sua primeira protagonista feminina. A Balada de Halo Jones era uma história sobre uma mulher da classe trabalhadora comum, nascida na extrema pobreza nas favelas do futuro, apenas para alcançar a grandeza ao longo de sua vida, viajando pela galáxia e sendo envolvida em uma guerra interplanetária gigantesca.

Este trabalho inicial de Moore demonstrou seu estilo de contar histórias controlado e seu fascínio pela forma como a sociedade afeta as pessoas. Infelizmente, a série terminou antes do fim da história de vida de Halo, mas esse épico em preto e branco ainda é elogiado pelos fãs 35 anos após seu lançamento.

O Que Aconteceu ao Homem do Amanhã?

Nesta história sobre o Superman, Moore mostrou aos fãs o último dia do Homem do Amanhã na Terra. Superman entendeu a gravidade do que estava prestes a acontecer quando a Legião dos Super-Heróis o visitou no futuro para prestar seus respeitos – incluindo sua prima morta, Supergirl (a viagem no tempo pode ser complicada dessa maneira).

Vários vilões diferentes do Superman o atacaram ao longo da história, cada um tentando quebrar o Homem de Aço de uma vez por todas enquanto perseguiam sua reputação, sua identidade secreta, seus amigos e sua vida. Mas a melhor parte foi a reviravolta final, pois o maior inimigo do Superman revelou seu verdadeiro potencial.

A Liga Extraordinária

Supostamente, Moore imaginou a Liga Extraordinária originalmente como uma versão vitoriana da Liga da Justiça. Desde então, tornou-se muito mais.

Os personagens principais são uma equipe de heróis literários, incluindo Mina Harkness, de Drácula, o aventureiro Alan Quartermain, o lendário submarino Capitão Nemo e o violento Hyde.

Quanto mais essa série continuava, mais personagens literários ela incorporava à medida que sua trama se estendia para frente e para trás no tempo. Honestamente, A Liga Extraordinária pode ser a obra mais inteligente da meta-ficção literária em todos os quadrinhos.

Garotas Perdidas

Para deixar claro, Garotas Perdidas não é para todos. Esta série é definitivamente uma história em quadrinhos para adultos (com letra maiúscula A) com tudo o que implica – incluindo o manejo de conceitos filosóficos maduros e matizes que só adultos podem entender.

Situada na véspera da Primeira Guerra Mundial, a história segue três mulheres: Alice de Alice no País das Maravilhas, Dorothy de Peter Pan e Wendy de O Mágico de Oz. O trio se reúne em um hotel e rapidamente forma um vínculo estreito ao contar histórias de despertares da primeira infância e se envolver romanticamente entre si (e também com vários outros personagens).

Enquanto Garotas Perdidas lida com algum assunto gráfico que pode incomodar alguns leitores, a história desafia as linhas que separam arte alta e baixa com uma sofisticação ousada que apenas Alan Moore conseguiu.

Promethea

Alan Moore é um mago. O homem surgiu como um mágico cerimonial décadas atrás e suas histórias frequentemente exploram os mistérios ocultos das artes das trevas.

Nenhum quadrinho ilustra melhor a afinidade mágica de Moore do que Promethea, uma exploração feminista das tradições psicoespirituais. A história começa no antigo Egito com uma jovem garota fugindo da perseguição de uma multidão cristã, pedindo ajuda aos deuses do Egito.

O nome dessa garota era Promethea. Nos séculos seguintes, um grupo de mulheres manifestou poderes mágicos como vasos para Promethea, obtendo acesso a habilidades mágicas.

A série investiga a Cabala, a magia hermética, o tarô e as crenças de místicos reais como Aleister Crowley e Austin Osman Spare. Promethea serve não apenas como uma história sobre conhecimento numinoso, mas como um grimório mágico.

V de Vingança

Alan Moore não é apenas um mago. Ele também é anarquista, o que já deixou claro em diversas entrevistas ao longo da carreira.

Se alguns de seus outros quadrinhos exploraram sua afinidade religiosa pelo ocultismo, V de Vingança foi a obra que lhe permitiu mergulhar na filosofia política do anarquismo. O personagem principal, V, usava uma máscara de Guy Fawkes (que desde então se tornou o símbolo da mobilização de grupos da Internet como Anonymous, inspirado na adaptação cinematográfica de 2005 – um filme que o próprio Moore odiou).

Nos quadrinhos, a filosofia de libertação anarquista de V se depara com as forças ideológicas e físicas de um governo fascista de futuro próximo na Inglaterra. Enquanto isso, no coração deste épico político, há uma história de amor que bate no coração da revolução.

A Piada Mortal

O Coringa não é um personagem, mas uma força da natureza. Ele é o caos personificado. Qualquer tentativa de humanizar o personagem e explorar sua origem perde o sentido de sua insanidade.

No entanto, se o Palhaço do Crime precisa ter uma história de origem, é esta! Desde a primeira página, o gênio da narrativa controlada de Moore é magistralmente revelado quando o Batmóvel chega ao Asilo Arkham em uma das cenas de abertura mais cinematográficas dos quadrinhos.

Esta história segue duas linhas do tempo: no presente, o Coringa escapou de Arkham e cometeu um crime gratuito e violento; no passado, um comediante desesperado sofreu uma tragédia após a outra antes de ser jogado em um tanque de produtos químicos, criando o Coringa.

É claro que, como o próprio Coringa disse, ele se lembra de suas origens de várias maneiras diferentes, de modo que nem sua própria lembrança é confiável.

A Saga do Monstro do Pântano

Essa foi a história em quadrinhos da DC que trouxe Alan Moore ao destaque dos quadrinhos americanos. O criador de Monstro do Pântano, Len Wein, ligou para Alan Moore em sua casa na Inglaterra para pedir ao jovem escritor britânico que assumisse o cargo de roteirista.

Alan (depois de finalmente estar convencido de que não era uma brincadeira) concordou. Na segunda edição, quando Moore escreveu, o personagem estava em uma mesa de operação onde ele foi dissecado literal e existencialmente.

Foi revelado que o Monstro do Pântano (que era conhecido como Alex Holland) não era um humano que mudara de forma, mas era de fato um elemento vegetal que absorveu a consciência do cientista humano morto com esse nome.

A Saga do Monstro do Pântano era uma história em quadrinhos de terror genuinamente aterrorizante cujas histórias lidavam com horrores sobrenaturais, como lobisomens, vampiros e zumbis, mas também lidavam com monstros do mundo real de má gestão de resíduos nucleares, abuso doméstico e o legado de racismo que assombra uma plantação Louisiana.

O quadrinho também introduziu o usuário de mágica mais famoso do Universo DC, John Constantine.

Do Inferno

Embora o título desta história em quadrinhos possa parecer outra série de terror (e definitivamente existem alguns elementos de terror), Do Inferno é um drama criminal construído em torno dos assassinatos de Jack, o Estripador. O maçom histórico e cirurgião William Gull executou os assassinatos para encobrir as evidências de um bebê real fora do casamento nessa interpretação dos eventos históricos.

Ao lidar com o conceito de psicogeografia (onde o tempo e o espaço se cruzam), esta HQ mostrou como a cidade de Londres repetiu eventos significativos nos mesmos locais dos assassinatos de Jack, o Estripador, eventos que ecoaram na geometria espiral do tempo à medida que os assassinatos se repetiam.

Ritos maçônicos, lutas de classes, papéis de gênero vitorianos e política real também aparecem fortemente ao longo da história. A série ganhou vários prêmios Eisner e é um dos trabalhos mais ambiciosos de Moore.

Watchmen

“Quem vigia os vigilantes?” foi a pergunta pintada com spray em todo o fundo de Watchmen e é o tema central dos quadrinhos, uma história sobre as implicações do mundo real dos super-heróis.

Como um Super-Homem americano com poderes divinos influenciaria a Guerra Fria e a brutalidade dos vigilantes que impõem as filosofias objetivistas também são ideias-chave, mas, apesar de toda a sua intrigante ideologia, Watchmen continua sendo o maior trabalho de Moore por causa de sua incrível história e do impacto que teve na indústria de quadrinhos.

Esta intensa história que Alan Moore escreveu para a DC com a ajuda do artista Dave Gibbons foi incluída pela Time em uma lista dos 100 melhores livros. Não são 100 melhores histórias em quadrinhos de Marvel e DC. Livros! Não é exagero chamar Watchmen de uma das grandes obras da literatura de todos os tempos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.