Indicações

Entenda a confusa linha do tempo do MCU após Vingadores: Ultimato

A linha do tempo da Fase 4 do MCU é bem mais complicada do que a das fases anteriores do universo Marvel.

Nem todos os filmes vão seguir uma ordem cronológica em relação ao anterior e nem todos se passam após os eventos de Vingadores: Ultimato, grande marco da franquia.

Por isso, o ScreenRant esclareceu as seis (até o momento) diferentes linhas do tempo da Fase 4 da Marvel nos cinemas. Confira abaixo.

Agents of SHIELD (7ª temporada)

Agents of SHIELD existe dentro do MCU – apesar de não influenciar em nada os filmes da Marvel.

Agora, a sétima – e última – temporada de Agents of SHIELD vai encerrar a trama que se passa nos anos 1930, ou seja, um passado bem distante dos eventos de Vingadores: Ultimato. Porém, é bem provável que a série explore outras épocas do universo Marvel também, encerrando a história da fundação da SHIELD e esclarecendo diversas questões do MCU.

Viúva Negra

O primeiro filme da Fase 4 será Viúva Negra. O filme solo da heroína é um prelúdio que se passa entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil (2016) e Vingadores: Guerra Infinita (2018).

Além disso, é possível que o novo filme da Marvel mostre o passado distante da Viúva Negra, explorando toda a origem da heroína antes dos eventos da Fase 1 do MCU.

Os Eternos

Os Eternos será outro filme da Marvel que explora diferentes linhas temporais. De acordo com a sinopse oficial do filme, uma parte da história vai se passar após os eventos de Vingadores: Ultimato, mas outra parte da trama vai mostrar eventos que aconteceram há milhares de anos.

Os Eternos é de longe o filme mais ambicioso da Marvel, já que vamos conhecer personagens que existem nesse universo há 7000 anos.

WandaVision

WandaVision, uma das séries da Marvel no Disney+, é outra produção da Fase 4 com uma linha do tempo complicada.

Sabemos que a série se passa após Vingadores: Ultimato, mas a presença do Visão, que está oficialmente morto no MCU, indica que WandaVision vai explorar realidades alternativas – provavelmente criadas pela Feiticeira Escarlate.

Nas fotos de divulgação da série da Marvel, temos Visão e Wanda em um cenário que parece ser dos anos 50. Ou seja, WandaVision deve explorar a linha do tempo de uma forma como nunca vimos antes.

Loki

Loki é outra série da Marvel que vai brincar com as linhas temporais. Isso porque o personagem está morto na linha temporal principal do MCU, mas segue vivo em uma realidade alternativa estabelecida em Vingadores: Ultimato.

De acordo com a sinopse da série, com o Tesseract em mãos, a nova versão de Loki vai viajar pelo tempo, explorando diversos pontos da história da humanidade.

As outras produções da Fase 4

Pelo que já foi divulgado, todos os outros projetos da Marvel, como Doutor Estranho 2 e Thor 4, se passam na linha do tempo presente do MCU, ou seja, após Vingadores: Ultimato, no ano de 2024.

Mesmo assim, não é tão simples assim descartar que um projeto ou outro explore outras linhas do tempo, afinal, quando se trata de Marvel, tudo é possível.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.