O anúncio dos indicados ao Oscar 2020 feito nesta segunda-feira (13) trouxe diversas surpresas.

Muitos nomes dados como certos por conta de premiações anteriores acabaram esnobados. Outros nomes pouco falados acabaram entrando na lista final.

Nós do Observatório do Cinema listamos as principais surpresas e esnobadas do Oscar 2020. Vamos começar com os prováveis indicados que foram esnobados pela premiação.


Robert De Niro

Ator consagrado e vencedor de dois Oscars, Robert De Niro acabou ficando de fora da premiação em 2020. Protagonista de O Irlandês, De Niro acabou perdendo espaço dentro da categoria de Melhor Ator, que estava bem concorrida neste ano.

Lupita Nyong’o

Atriz vencedora do Oscar, Lupita Nyong’o foi totalmente esnobada por sua atuação incrível em Nós, de Jordan Peele (Corra).

Christian Bale

Outro queridinho da Academia, Christian Bale também ficou de fora da corrida pelo prêmio de Melhor Ator. Ele protagonizou o longa Ford vs Ferrari, que recebeu diversas indicações no Oscar 2020.

Jennifer Lopez

Jennifer Lopez era dada como certa na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A atriz foi indicada por As Golpistas no Globo de Ouro e no SAG Awards, mas acabou sendo totalmente esquecida no Oscar 2020.

Rocketman

Rocketman, a aclamada cinebiografia de Elton John, acabou sendo praticamente ignorada no Oscar 2020. O longa só emplacou a indicação de Melhor Canção Original.

Mulheres Diretoras

O Oscar 2020 já começa com polêmica pela ausência de diretoras mulheres na categoria Melhor Diretor. Com cinco homens indicados, a premiação ignorou Greta Gerwig, diretora de Adoráveis Mulheres, Lulu Wang por A Despedida e Marielle Heller por Um Lindo Dia na Vizinhança.

No ano passado, somente homens foram indicados ao Oscar de Melhor Diretor. Ou seja, são dois anos seguidos da Academia não reconhecendo o trabalho das mulheres diretoras.

Frozen 2

Frozen 2 era outro nome considerado como certo na categoria Melhor Animação. No fim, o longa da Disney acabou sendo esnobado no Oscar 2020.

Adam Sandler

Adam Sandler era um dos cotados para a categoria de Melhor Ator pelo filme Joias Brutas. O astro foi outro esnobado pelo Oscar 2020.

Eddie Murphy

Eddie Murphy também era cotado para a categoria de Melhor Ator do Oscar 2020 pelo filme Meu Nome é Dolemite, da Netflix.

Agora, vamos falar sobre as grandes surpresas do Oscar 2020.

Kathy Bates

Kathy Bates, de O Caso Richard Jewell, acabou conquistando uma surpreendente indicação ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante do Oscar 2020. A atriz acabou tomando a vaga que muitos acharam que seria de Jennifer Lopez.

Tom Hanks

Tom Hanks não era nomeado ao Oscar há 19 anos, mas desta vez, o consagrado ator retornou à premiação de forma surpreendente, sendo indicado a categoria de Melhor Ator Coadjuvante por Um Dia Lindo na Vizinhança.

As duas indicações de Scarlett Johansson

Scarlett Johansson conseguiu algo raro no Oscar 2020. A atriz foi indicada por dois papéis ao mesmo tempo, em duas categorias diferentes. Esse fato não acontecia desde 2007, ano em que Cate Blanchett conseguiu o mesmo feito.

Por História de um Casamento, Scarlett recebeu a indicação ao prêmio de Melhor Atriz. Por Jojo Rabbit, ela foi lembrada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Saoirse Ronan em alta

Saoirse Ronan se provou mais uma vez como uma das maiores estrelas em ascensão de Hollywood. Aos 25 anos, a atriz conquistou sua quarta indicação ao Oscar por Adoráveis Mulheres, filme pelo qual ela concorre ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Klaus

A animação Klaus, da Netflix, foi outra grande surpresa do Oscar 2020. Pouca gente apostava que o filme “roubaria” o lugar de Frozen 2, mas no fim, Klaus acabou sendo indicado a Melhor Animação no lugar do longa da Disney.

Coringa na liderança

Filmes de super-herói costumam ser esnobados pelo Oscar, mas Coringa fez história dessa vez. O longa foi o filme com mais indicações ao Oscar, sendo lembrado em 11 categorias. Com isso, Coringa se torna o filme de herói com mais indicações na premiação, superando Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), que foi indicado em 8 categorias.