Filmes

Inclusão de mulheres em Hollywood não teve "nenhum avanço" desde 1998, diz estudo

A inclusão de mulheres em trabalhos atrás das câmeras no cinema não teve “virtualmente nenhum avanço” desde 1998, segundo um estudo do San Diego State’s Center publicado nessa quarta (10), via Variety.

A Dra. Martha Lauzen levantou dados dos 250 filmes mais lucrativos de 2017 e analisou 3.011 créditos de trabalhos por trás das câmeras nesses filmes – direção, produção, roteiro, direção de fotografia, etc.

Apenas 4% dos grandes filmes de Hollywood são dirigidos por mulheres

Em 2017, as mulheres ocuparam 18% desses cargos, um aumento de 1% em relação a 2016, mas Lauzen explica: “Esse aumento se dá porque o ano passado foi particularmente ruim. A porcentagem continua quase a mesma nos últimos 20 anos”.

O estudo ainda apurou que 30% dos filmes campeões de bilheteria em 2017 tinham entre uma e zero mulheres na equipe por trás das câmeras, algo que não aconteceu em nenhum dos filmes com homens. Apenas 1% desses filmes empregaram mais de 10 mulheres em suas equipes, enquanto 70% fizeram o mesmo para os homens.

A maioria das mulheres está no negócio como produtoras, representando 25% desses profissionais. Roteiro (16%), direção (11%) e direção de fotografia (4%) são os outros trabalhos mais comuns.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.