Filmes

Academia do Oscar anuncia mudanças nas regras para 2019; saiba tudo

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organização que concede todos os anos o prêmio do Oscar, publicou nessa terça (24) as novas regras para a edição 2019 do prêmio.

As mudanças ocorrem em várias categorias, como Melhor Animação, Melhor Trilha-Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Documentário.

Na categoria de desenhos animados, por exemplo, a votação mudou de formato, as indicações serão diferentes – quem subirá ao palco para receber o Oscar não serão mais apenas os diretores, e sim toda a equipe de produção do filme, como acontece em Melhor Filme.

Já em Trilha-Sonora e Canção Original, o que muda é a votação, que se torna mais semelhante a de Melhor Filme Estrangeiro, totalmente votada por membros da Academia que se localizam no setor de música. Na maioria das outras categorias, os indicados são escolhidos por membros de cada setor da produção cinematográfica, mas os vencedores por todos os membros da Academia.

Perante as novas regras, as duas categorias musicais do Oscar ainda terão uma “fase preliminar”, onde a multidão de possíveis indicados será reduzida a 15 mais votados em uma primeira rodada, para em seguida passar por outra votação.

A categoria de Melhor Documentário passa por duas mudanças: a primeira é a eliminação da necessidade de uma passagem pelos cinemas comerciais – agora, se o filme for selecionado ou premiado em festivais ao redor dos EUA, já pode concorrer; a segunda é quanto às exibições especiais para membros da Academia, que serão reduzidas de seis para quatro, o que fará seguramente que menos membros vejam os filmes (uma mudança bastante criticada pelos especialistas).

Saiba tudo sobre o código de conduta da Academia

A Academia atualmente se recupera de um baque: John Bailey, atual presidente da organização, foi investigado por acusações de assédio sexual – mas inocentado.

O mandato de Bailey até agora tem sido marcado por uma mudança radical na forma como a Academia lida com assédio sexual. Harvey Weinstein foi expulso da organização, e a Academia liberou um novo código de conduta para seus membros em dezembro.

O Oscar 2019 ocorre em 24 de fevereiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.