Filmes

Star Wars | Quadrinhos explicam momentos controversos de Os Últimos Jedi

O desenrolar da nova trilogia de Star Wars desagradou uma legião de fãs, principalmente quando o assunto é a terceira parte Os Últimos Jedi (2017), onde muitos a definem como o pior momento de toda a história da franquia. Talvez todo esse descontentamento seja amenizado com a adaptação feita para os quadrinhos, que tenta dar nexo a alguns acontecimentos e retratação em outros casos. O site Screen Rant listou 10 momentos que você confere a seguir.

1) Almirante Ackbar, personagem que fez sua estreia em Star Wars – O Retorno do Jedi (1983) e que desde então teve papel importante como o mais alto comandante militar da Aliança Rebelde. Muitos fãs acharam que Ackbar não recebeu o devido respeito antes de morrer no ataque a nave cruzadora, que dizimou quase toda a Resistência. Nos quadrinhos, o Almirante é o primeiro a falar depois que percebe que é o fim da linha para a tripulação, agradecendo a todos pela honra de terem servido ao seu lado.

2) Depois que a tripulação sofre o ataque de Kylo Ren, Leia aparece no que aparenta ser seus últimos momentos de vida. Vagando pelo espaço, ela clama pela Força para abrir seus olhos, estender um braço e se impulsionar de volta para a nave. A cena que ficou confusa pode ser melhor explicada ao ver o desenrolar da mesma situação nos quadrinhos. Neles, Leia trava um monólogo interno e aceita que irá morrer. Então busca na Força uma visão do futuro ou alguma orientação. E o que ela viu, deu forças para que ela continuasse viva. Ainda assim, a explicação está longe de ser convincente.

3) Durante o filme Os Últimos Jedi, vemos Poe Dameron e a Almirante Holdo em conflinto. Enquanto o herói busca reagir aos ataques sofridos pela Primeira Ordem, a militar parece ter desistido e aceitado a derrota, e reluta em contar para Poe que tem um plano – algo que aparentemente não faz sentido. Para evitar que ambos entrem em rota de colisão, nos quadrinhos há um diálogo em que Holdo não revela sua ideia, mas confessa para o piloto que possui uma.

4) A carismática Maz Kanata não aparece fisicamente no filme, mas através de um holograma ela deixa a sua contribuição à história. O problema é que a cena que deveria ser engraçada, não agradou nada os fãs da série. Na edição impressa, assim como nas telonas, Maz é interrompida no meio de uma batalha pelos heróis que necessitam de ajuda. Desta vez, porém, as falas da personagem conseguem trazer o humor esperado na situação.

5) Outro ponto que não ficou claro em Os Últimos Jedi é a ligação entre Kylo Ren e Rey, que mesmo em localidades diferentes e distantes, conseguem se comunicar e, aparentemente, tocar um ao outro. A explicação dada nos quadrinhos é que um projeta o outro, algo que só é percebido quando Rey tenta atirar em Kylo Ren.

Star Wars | Personagem clássico pode retornar para o Episódio IX

6) Sem muito impacto na história, a sequência de cenas em que Finn e Rose escapam de Canto Bight foi considerada muito longa para os fãs. Para agrada-los, a versão dos quadrinhos foi drasticamente reduzida.

7) Para quem acompanhou a história de Luke desde o Jedi era somente um jovem, vê-lo completamente desligado à Força e vivendo como um ermitão é decepcionante. Porém, engana-se quem pensa que a verdade é realmente esta. Skywalker vive um conflito interno para esquecer quem realmente é e tentar viver de forma pacata e isolada dos problemas que ameaçam o universo.

8) Luke descobre que Han Solo morreu nas mãos do próprio sobrinho em uma cena deletada do filme original. A cena está presente nos quadrinhos e ainda maior. Em um momento de raiva e tristeza, o Jedi deixa a Força o tomar e “Chewie” o abraça para confortá-lo.

9) Mais uma cena extra foi colocada nos quadrinhos envolvendo Luke. Desta vez, é um monólogo interno ao conhecer a história de Rey, onde Skywalker fala mentalmente a história da garota e percebe que ela é a mesma pela qual passou no início de sua jornada – ambos saíram de um planeta desértico e toparam com um pequeno robô que carregava informações vitais para a Resistência.

10) Diferente do que vimos no filme, Rey não venceu Luke Skywalker no confronto entre ambos. No longa, após um ataque de fúria, Rey parece pressionando o Jedi e o deixando no chão. Nos quadrinhos, porém, é um escorregão que faz Luke “perder” para a garota.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.