Cuidado! Contém SPOILERS da HQ de The Walking Dead!

The Walking Dead terminou de vez nos quadrinhos. Os fãs foram pegos de surpresa com o anúncio sobre a edição #193 da HQ de sucesso, criada e escrita por Robert Kirkman e Charlie Adlard.

A série, com a primeira HQ publicada em 2003, não tinha avisado que essa seria a revistinha final, o que tornou o fim ainda mais chocante. A edição chega nas bancas dos EUA nesta quarta, 3 de julho.


A HQ final conta com tamanho extra. Conforme a descrição dos veículos americanos, traz um epílogo sobre a história de Rick Grimes, morto recentemente nos quadrinhos.

“Eu odeio saber o que está vindo agora”, Kirkman escreve nas páginas finais da edição. “Como um fã, odeio perceber quando a história do filme está no terceiro ato e ele está acabando. Eu odeio contar comerciais e saber que a série está no fim. Eu odeio o sentimento de quando você sabe que está chegando ao fim de um livro. Alguns dos melhores episódios de Game of Thrones são bem ritmados que você não sabe se viu 15 ou 50 minutos dele e quando o fim chega, você fica chocado”, continua o criador.

“Eu amo filmes longos por essa razão. Você perde o tempo porque está convencido de que estará lá por muito tempo, mas a história se move e começa a terminar… você não acredita que já acabou. Surpresa, a HQ terminou! Tudo que eu fiz, tudo que um criador pode fazer é contar histórias que nos divirtam e esperar que o público se sinta da mesma maneira. Foi tudo que eu fiz e pareceu funcionar na maior parte do tempo”, anuncia Kirkman.

A série de HQs agora faz parte da história de um franquia que gerou bilhões de dólares e é um dos grandes sucessos do mundo. Dela, surgiu cinco programas de TV, sendo quatro roteirizados, e uma enorme gama de produtos. No mundo dos quadrinhos, mais de 50 milhões de edições de The Walking Dead foram vendidas.

O criador escolheu, assim, terminar a HQ como finalizou DIE! DIE! DIE!. De surpresa, os fãs são avisados de que não há mais uma história.

The Walking Dead sempre foi construída na surpresa”, escreve ainda Kirkman. O quadrinista lembrou também que a história foi uma jornada “de Shane até Rick”. Nas HQs, Shane é o primeiro a morrer e Rick, o último.

Para saber mais sobre séries, acesse o Observatório de Séries. Confira também Robert Kirkman dizendo estar chateado com o fim das HQs. Além disso, saiba que a Marvel aproveitou o fim de The Walking Dead para relançar a Marvel Zombies.

Por enquanto, o encerramento só aconteceu nos quadrinhos. Na TV, The Walking Dead chega com a 10ª temporada em outubro.