Muitos fãs vão se lembrar do tema principal da primeira série de eventos da Guerra Civil da Marvel, sendo a divisão ideológica entre Homem de Ferro e Capitão América. No entanto, um ato que ocorreu durante o arco da história que atraiu atenção global envolveu o Homem-Aranha, revelando sua identidade secreta para o mundo.

O Homem-Aranha foi um dos últimos super-heróis remanescentes a ter uma identidade secreta em 2006, então o fato de a Marvel ter incluído seu desmascaramento em seu primeiro grande evento de grande sucesso foi um grande negócio. Peter Parker ficou do lado do Homem de Ferro no campo de registro de super-heróis, então o Vingador Blindado foi capaz de usar isso a seu favor, convencendo Peter a se libertar.

O exemplo do Homem-Aranha foi feito para inspirar outros heróis a ver o benefício de não se esconder atrás de uma máscara e se registrar no governo.


Decisão ruim

Claro, o grande desmascaramento só causou mais problemas para o Homem-Aranha, pois ele acabou mudando para o lado do Capitão América durante a Guerra Civil. A exibição pública do desmascaramento do Homem-Aranha deixou um alvo nas costas, com sua galeria de vilões perseguindo seus entes queridos.

Graças a um feitiço do Doutor Estranho, a identidade do Homem-Aranha se tornou um segredo novamente, mas ainda continua sendo uma das maiores mudanças no status quo para o Cabeça de Teia.

A Marvel lançou a Segunda Guerra Mundial como uma sequência do evento original, embora, em vez de Peter Parker desempenhando um papel de destaque, Miles Morales fosse o Homem-Aranha que se viu entre o Homem de Ferro e a Capitã Marvel quando um Inumano revelou que Miles mataria o Capitão América. Nossos heróis não sabiam que Capitão América era secretamente um agente da Hydra, e a Viúva Negra acabou sendo a heroína que morreu.

Podemos estar prestes a ver outra Guerra Civil acontecer em Outlawed, que promete mudar drasticamente a comunidade de super adolescentes da Marvel. Da mesma forma que na Guerra Civil, uma tragédia devastadora forçará o governo americano a questionar se é inteligente ter pessoas com menos de 21 anos envolvidas em situações de vida ou morte.

“Outlawed introduz um status quo contínuo que será refletido nos quadrinhos – quase todo personagem ativo com menos de 21 anos (e até alguns que são mais velhos) será afetado pelas decisões tomadas em Outlawed, e nem todos concordam se a nova ordem mundial é boa ou ruim”, disse a editora Alanna Smith no anúncio da Marvel para Outlawed.

A implementação da “Lei de Kamala” torna ilegal que heróis menores de idade continuem cumprindo suas funções, espelhando a Lei de Registro Super-Humano da Guerra Civil para heróis não registrados. Temos uma pista por trás da gênese do nome da Lei de Kamala no anúncio de uma nova série dos Campeões.

A capa da primeira edição apresenta Miles Morales, Ms. Marvel e Nova (Sam Alexander) posando em frente a um cartaz da identidade civil da Marvel, Kamala Khan, com as palavras “Para Kamala” e uma hashtag #ParaKamala estampada.

O mesmo evento à vista?

Uma vez que consideramos a existência da Lei de Kamala, um outdoor de Kamala Khan e a hashtag #ParaKamala, todos os sinais apontam para uma conclusão ilegal com a perda da identidade secreta da Ms. Marvel. Embora não conheçamos a logística de como isso vai acontecer, é difícil argumentar que a Ms. Marvel não está tendo sua própria versão do desmascaramento da Guerra Civil do Homem-Aranha.

Como líder dos Campeões, a Ms. Marvel pode assumir o papel de mártir de seus colegas super adolescentes, com a esperança de que o sacrifício de sua identidade secreta possa reunir apoio anti-governo. Outra possibilidade é que a Ms. Marvel seja forçada a tirar sua máscara, o que ainda poderia inspirar seus colegas.

A Marvel já pode ter estragado como o grande momento da Ms. Marvel acontecerá nas páginas de prévia de Campeões #1. Acompanhamos Miles Morales dentro de uma sala de aula do ensino médio enquanto os alunos assistem a Ms. Marvel em um projetor e em seus celulares.

A Marvel parece estar fazendo um anúncio, que pode ser quando ela tira sua máscara para o mundo ver.

Se a Ms. Marvel seguir os passos do Homem-Aranha abandonando sua identidade secreta, isso terá um efeito cascata por todo o Universo Marvel. Obviamente, será um fator importante em Campeões, mas a série solo da Ms. Marvel deve naturalmente trabalhar isso em suas histórias também.

Felizmente, a decisão da Ms. Marvel terá um resultado melhor do que para o Homem-Aranha.