Durante um evento chamado Guetto Film School Los Angeles, o roteirista da série Criminal Minds, Virgil Williams, conversou com alunos que pretendem entrar na indústria de entretenimento.

Depois de ser perguntado por um estudante como é difícil escrever sobre um personagem principal em um programa de TV, Williams imediatamente se referiu à partida de Gibson – e admitiu que não era fácil.

“Não tem sido bom”, Williams disse à PEOPLE sobre escrever sobre o personagem de Gibson, que só apareceu nos dois primeiros episódios da temporada atual. “Foi muito abrupto. Mas tentamos fazê-lo perfeitamente e seguir em frente. Vamos continuar avançando e continuaremos contando grandes histórias.”


Quanto à briga que finalmente resultou na saída de Gibson da série em agosto, Williams diz que decorreu de um desacordo profissional.

“Ele veio até mim com uma mudança na fala que ele queria. Por causa desse episódio particular, a mudança que ele queria alterou a história”, afirmou. “Eu lhe ofereci uma correção. Ele não aceitou a correção. Ele disse, ‘Conserte isso, então eu estou feliz’ e então saí.”

Pouco depois de uma segunda conversa acalorada entre ele e Gibson, o roteirista – que estava em busca do showrunner para explicar a situação – disse que Gibson chutou ele na canela ao andar por ele. No entanto, de acordo com Gibson, a situação se desenvolveu um pouco diferente.

“Ele entrou na sala e começou a vir em minha direção”, disse o ator em setembro em entrevista à People. “Quando ele passou por mim, meu pé subiu e bateu na perna dele. Se eu não tivesse me movido, ele teria me encontrado. Tínhamos algumas palavras escolhidas, para as quais eu pedi desculpas no dia seguinte, e foi isso. Tinha acabado. Nós filmamos a cena, eu fui para casa – e de repente não tive que voltar mais.”

Thomas Gibson fez sua última aparição como o agente Hotcher na série Criminal Minds em outubro. A saída do personagem foi explicada com um pedido de Hotcher para se recuperar de um trauma, após vivenciar um ato criminoso.

Criminal Minds é exibido pelo canal pago AXN no Brasil.