Séries

Os Simpsons aborda polêmica em torno de personagem indiano

Os Simpsons finalmente endereçou a polêmica em torno de Apu Nahasapeemapetilon, um de seus personagens coadjuvantes, que costuma ser criticado como um estereótipo ofensivo de pessoas indianas ou asiáticas no geral.

No episódio “No Good Read Goes Unpunished”, exibido nesse domingo (08), Os Simpsons mostra Marge lendo uma edição “politicamente correta” do clássico The Princess in the Garden para Lisa.

“Essa nova Clara [a protagonista do livro] parece começar perfeita”, diz Lisa para a mãe. “Mas já que ela já é uma pessoa evoluída, ela não parece ter uma jornada emocional para completar, e daí o livro perde todo o ponto”.

“Bom, o que eu deveria fazer então?”, responde Marge.

“É difícil dizer. Algo que começou décadas atrás e foi aplaudido é agora politicamente incorreto. O que fazer?”, reflete Lisa. Nesse momento, a cena corta para uma foto do personagem Apu, com a frase marcante de Bart escrita nela: “Não se estressa!”.

“Algumas coisas serão endereçadas no futuro, se forem”, diz Marge para finalizar a cena.

Donald Trump faz confissões vergonhosas em curta de Os Simpsons

O comediante Hari Kondabolu, que criou o filme The Problem with Apu para destrinchar o personagem e sua faceta ofensiva, não achou a resposta satisfatória: “Uau. ‘Politicamente incorreto’? Essa é a conclusão que eles tiraram do meu filme e da discussão que ele trouxe? Cara, eu realmente amava Os Simpsons. Isso é triste”.

“No filme, eu uso Apu e Os Simpsons como um ponto de entrada para uma conversa maior sobre a representação de grupos marginalizados, e por que ela é importante. A resposta deles nessa noite não é uma ofensa a mim, mas ao que muitos de nós consideramos como progresso”, completou ainda.

Os Simpsons retorna no próximo domingo (15).

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.