Séries

Battlestar Galactica estreava há 40 anos - com George Lucas processando série

Há exatos 40 anos, a ficção científica e as histórias espaciais voltavam com tudo no mundo do entretenimento. Ao mesmo tempo que Star Wars começava a fazer sucesso, a série Battlestar Galactica estreava para mostrar a força do gênero.

Produzida pela Universal e transmitida na ABC, a série já chamava atenção por ter custado apenas US$ 4 milhões de dólares menos que Star Wars. A estreia de quase uma hora e meia, com o episódio Saga of a Star World foi triunfal. O sucesso do seriado foi transformado em mais séries, livros e até video games.

No entanto, na estreia, houve uma polêmica. Para George Lucas, criador de Star Wars, a saga criada por Glen Larson tinha muitas semelhanças com a sua. O ponto crucial para essa análise foi quando Lucas recebeu em primeira mão da Universal um dos roteiros da produção.

No livro The Making of Star Wars: The Empire Strikes Back, o escritor J.W. Rinzler conta que o primeiro ponto a ser notado por George Lucas foi o título que a série teria, Galactica: Saga of a Star World. Não demorou muito para que o famoso cineasta processasse os novatos.

Nova série espacial do criador de Battlestar Galactica terá atrizes de O Atirador e Outcast

A Fox embarcou junto no processo e chegou a destacar 34 similaridades entre Star Wars e Battlestar Galactica. Anos depois, no livro de Rinzler, George Lucas explicou o real motivo do processo.

“As pessoas tinham sentido de que Battlestar Galactica era uma série de Star Wars na TV, era a mesma coisa e eles tentaram vender como se fosse a mesma coisa, como se eu tivesse feito. Isso não me entristece porque eu não sabia que a qualidade era muito boa, mas me entristeceu porque se eu quisesse ter uma série de Star Wars na TV, eu não poderia”, explicou George Lucas.

No final das contas, o processo foi resolvido fora do tribunal. Ironicamente, após 1983, as histórias desse formato já não seriam o foco como foi ao final da década de 70. Tanto George Lucas, quanto Glen Larson, partiriam para outras produções.

A série original de Battlestar Galactica foi exibida de 1978 até 1979, tendo 24 episódios. Recentemente, um remake do seriado foi produzido pelo Syfy, entre 2004 e 2010, tendo ganho quatro temporadas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.