Marvel

Popular série da Netflix faz críticas pesadas aos filmes da Marvel

Cuidado! Contém SPOILERS de BoJack Horseman!

BoJack Horseman sempre traz piadas com referências de Hollywood. Assim, é de se esperar que o famoso desenho da Netflix também brinque com os filmes de heróis da Marvel e DC.

Na 6ª e última temporada, os fãs podem encontrar muitas referências de sátiras em Hollywoo, a Hollywood da animação. Os easter eggs podem ser vistos desde a estreia da primeira parte do ano final.

Em A Horse Walks Into Rehab (Um Cavalo Entra em Reabilitação, em tradução), uma decoração traz o capacete de Throg, mostrando que o Thor da Marvel é um sapo. É uma referência às HQs da editora que trazem Simon Walterson, o Thor sapo.

A partir do episódio A Little Uneven, Is All (Um pouco irregular, é tudo, em tradução), BoJack Horseman começa a fazer críticas ao gênero – que parecem direcionadas principalmente aos longas da Marvel, como notado pelo CBR.

Todd faz a primeira crítica, mais leve, aos longas do gênero. “Assistentes são como filmes do Deadpool. Eu não poderia parar com o primeiro, apesar de que eu deveria. Agora, eu tenho 12”, diz o personagem.

Mas, o capítulo que mais conta com referências e críticas é o último da primeira parte da 6ª temporada. Em A Quick One, While He’s Away (Uma rapidinha, enquanto ele está fora, em tradução), os fãs conseguem perceber a mensagem.

Na trama, a diretora Kelsey Jannings retorna e ganha a chance de retomar a carreira ao dirigir Fire Flame. A premissa do longa já é uma crítica ao universo dos heróis, em que a trama tem como “reviravolta” o herói ser uma mulher.

“Eu venho dizendo por anos: ‘Mais rápido que fugimos dos personagens masculinos e damos sequências para eles, cada vez mais precisamos fazer um filme sobre Fire Flame”, é dito no desenho. A fala pode ser uma crítica direta a Marvel, que demorou mais de 10 anos para ter um longa estrelado por uma mulher – Capitã Marvel (2019).

Depois, ao entrar em uma sala, os fãs podem ver dois cartazes. Um é uma versão animal de O Justiceiro (Invisibull). E o outro, mais claro, é uma sátira do Hellboy (Shellboy) – fugindo um pouco da Marvel, já que o personagem é da Dark Horse Comics. Veja abaixo.

Na produção do filme, BoJack Horseman volta a satirizar os longas de heróis e a concepção do feminismo em longas. O estúdio quer transformar um filme de fantasia com foco no feminismo em uma marca e espera que a diretora aceite, sem observações.

Porém, Kelsey se recusa e dá a visão dela sobre o assunto. Para a diretora, a fantasia não é correta, porque as mulheres não recebem o mesmo tratamento que os homens e muitas vezes, atitudes aplaudidas para um herói se tornam críticas quando é uma heroína na mesma posição.

Assim, a cineasta quer escrever um longa que mostre a real diferença com que uma heroína seria tratada na sociedade.

O roteiro realista e sombrio da cineasta é um sucesso. BoJack Horseman e a Netflix, porém, parecem deixar em aberto se é possível conseguir o mesmo de produções na vida real.

A primeira parte da 6ª temporada de BoJack Horseman está disponível na Netflix. Os episódios finais chegam em 31 de janeiro de 2020.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.