Séries

Séries da DC revelam que vilão do Superman não sabe quem é [SPOILER]

Crossover das séries da DC, Crise nas Infinitas Terras implica que Lex Luthor de alguma forma não sabe que o Superman do Arrowverso e Clark Kent são o mesmo – mas a revelação faz todo o sentido. Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, Lex Luthor estreou nos quadrinhos nas páginas de Action Comics #23.

A encarnação de Luthor no Arrowverso fez sua estréia na quarta temporada de Supergirl. Interpretado por Jon Cryer, Lex serviu como o principal antagonista antes de ser morto por sua irmã, Lena Luthor.

Antes do evento Crise nas Infinitas Terras, Lex Luthor foi ressuscitado pelo Monitor. Para o desgosto de Supergirl, Luthor desde então passou Crise nas Infinitas Terras alternando entre ajudar os heróis e traí-los caracteristicamente.

Um de seus últimos esforços o mostrou fugindo com o Livro do Destino, que usou para pular entre universos sobreviventes para matar todas as versões do Superman que ele conseguia encontrar. Essa missão finalmente o levou ao Clark Kent, de Tom Welling, de Smallville.

O fato de Clark Kent ser o Superman na Terra 167 parecia surpreender Luthor. “De onde eu venho isso seria ridículo”, disse ele. “Ele não pode ver além dos óculos.”

Revelação coerente

A implicação teve muitos questionamentos sobre como esta versão de Lex Luthor não sabe que seu Superman também é Clark Kent, especialmente porque ele deduziu que Kara Danvers é Supergirl. A resposta, no entanto, está no material de origem da DC Comics.

Em Homem de Aço #2, o vilão tentou descobrir a identidade do Superman com a assistência de vários detetives e até de um supercomputador. Os resultados revelaram que Superman era Clark Kent.

Luthor, no entanto, descartou a revelação como errônea, porque ele era incapaz de compreender que, com os poderes de Deus, o Superman poderia ser alguém tão comum. Como tal, não é exagero que o Lex Luthor das séries da DC seja igualmente arrogante e capaz de descartar a verdade, mesmo que a olhe de frente.

Arrogância cega

A arrogância de Luthor se refletiu ainda mais em sua interação com Clark Kent, de Welling. Ao saber que Kent havia desistido de seus poderes, Luthor ficou incrédulo.

Afinal, Superman é o mais próximo de um igual que Luthor jamais admitiria ter. Como tal, Luthor não apenas é mentalmente incapaz de compreender que o Superman poderia ser comum, como também não consegue entender por que o Superman escolheria ativamente ser assim.

Dado que ele não comentou sobre o encontro na terceira parte de Crise nas Terras Infinitas, é plausível que Luthor tenha descartado a possibilidade de seu Kent ser o Superman.

Assim como Coringa e Batman, Superman e Lex Luthor são um pouco definidos em relação um ao outro. Há uma razão pela qual Luthor rompeu entre as Terras, em vez de atingir seu Superman, que ele já sabia onde estava.

Por mais que Luthor queira matar o Superman, sempre haverá uma parte dele que teme ser bem-sucedida.

É claro que a capacidade dos fãs de suspender sua descrença será, sem dúvida, esticada ao seu limite após esse encontro. Na segunda parte de Crise nas Infinitas Terras, Luthor sabia que o Kent da Terra-38 estava viajando pelo multiverso com Lois e Iris, assim como o Superman daquele mesmo universo, mas Luthor ainda não fez a conexão.

Mas, se todo personagem sempre agisse exatamente da mesma maneira que os telespectadores, não haveria espaço para surpresa. Além disso, com ainda duas partes restantes, e Luthor tendo usurpado a posição do Superman de O Reino do Amanhã, há uma chance de que o Arrowverso ainda mostre Luthor descobrindo toda a verdade.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.