Séries

Vikings mostra novamente por que é a melhor série histórica do momento

Contém spoilers!

No mais recente episódio de Vikings, Lagertha (Katheryn Winnick) foi assassinada por um problemático Hvitserk (Marc Ilso). Hvitserk, que estava iludido com estresse pós-traumático, confunde Lagertha com seu irmão malvado Ivar (Alex Hogh Andersen) e a mata.

Os espectadores acharam o funeral dela correto? Eis como os funerais vikings realmente aconteceram.

No tão aguardado episódio, os fãs de Vikings veem toda a população de Kattegat se reunindo para o funeral de Lagertha.

Seus amigos íntimos Torvi (Georgia Hirst) e Gunnhild (Ragga Ragnars) exigem que ela tenha uma despedida inesquecível e luxuosa devido à sua reputação corajosa e independente.

No episódio dramático, uma das donzelas escudeiras de Lagertha se sacrifica de bom grado para acompanhar Lagertha em sua jornada para Valhalla.

Ela é esfaqueada no estômago pelo Anjo da Morte durante uma cerimônia especial.

O corpo de Lagertha é colocado em uma cama coberta de peles no meio de um barco de madeira na água gelada.

O barco é adornado com belas guirlandas de flores e vários animais, incluindo cavalos, são mortos como sacrifícios aos deuses.

Suas colegas disparam flechas flamejantes no barco para acendê-lo, e ela é puxada para o mar.

Enquanto o barco afunda, Lagertha é vista afundando mais fundo na água congelada, até que ela supostamente se reúne com o marido Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel).

Foi o funeral mais luxuoso que a série já mostrou – mas é preciso?

Fidelidade ao que acontecia

Segundo o History, o canal para o qual o programa foi escrito, os funerais nórdicos incluíam barcos como símbolo.

O site do History diz: “Na mitologia nórdica, os barcos simbolizavam a passagem segura para a vida após a morte, por isso desempenharam um papel fundamental nos ritos funerários.”

“Alguns túmulos foram construídos para se parecer com barcos, com pedras usadas para delinear a forma do barco. Para outros noruegueses de alto escalão, as honras foram um passo além e foram enterradas com seus barcos de verdade.”

Com Lagertha sendo a donzela escudeira mais famosa do mundo, ela mereceria esse tipo de ritual.

No entanto, o site questiona se os barcos foram realmente enviados para o mar, o que significa que essa cena do funeral pode ter sido dramatizada em excesso.

O site diz: “Mas, contrariamente à crença popular, os barcos funerários raramente eram enviados para o mar, provavelmente porque o custo de construção desses lendários barcos longos era proibitivo.”

“Portanto, é improvável que existam muitos barcos que foram zarpados e depois incendiados por flechas de fogo disparadas das margens.”

Os amigos de Lagertha são vistos deixando seus objetos pessoais como presentes. Essa parte do ritual é de fato precisa, como explica o History.

Homenagens e presentes geralmente igualavam o valor ao status de morto do viking. No caso de Lagertha, seus presentes eram principalmente jóias bonitas.

A sexta temporada de Vikings está em exibição.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.