Séries

Disney faz mudança em Os Simpsons e fãs ficam furiosos; entenda

O Disney+ ainda está fazendo um grande desserviço para Os Simpsons que precisa ser corrigido. Quando o serviço de streaming foi lançado no ano passado, tinha muito a oferecer por meio de conteúdo, e está constantemente adicionando mais filmes e séries, especialmente com todas as propriedades anteriores da Fox que foram adquiridas após a aquisição da empresa.

Os Simpsons foi incluída por meio da última categoria, para o deleite dos fãs de longa data da série. No entanto, esse compromisso com o programa levou a um protesto apaixonado sobre como o programa está sendo apresentado, levando muitos a perguntar: quando a Disney finalmente consertará Os Simpsons?

Quando o programa começou em 1989, foi apresentado nas telas de televisão na proporção de 4:3. Naturalmente, as imagens foram projetadas para se ajustar a essas dimensões; portanto, quando o formato comum se tornou 16:9, o programa teve que se adaptar a isso.

Foi em 2009, mas os episódios mais antigos mantiveram seu estilo de apresentação mais antigo, a fim de evitar atrapalhar os gags visuais do programa. A opção anterior para transmitir o programa, Simpsons World, deu aos espectadores a opção de ver esses episódios mais antigos em sua forma original, além de deixar a proporção de 16:9 como uma opção.

O Disney+ ainda não percebeu isso, deixando os espectadores sem outra escolha a não ser assistir à série no formato 16:9.

Isso não parece grande coisa na teoria, mas a reclamação é baseada no fato de que esse alongamento da imagem corta muito do que é visto em cada quadro. Os Simpsons é conhecida por seus importantes elementos de fundo e piadas, além do que está acontecendo centralmente.

Ao cortar grande parte da cena, muitos momentos clássicos perdem seu significado adicional. Isso significa que os espectadores pela primeira vez desses episódios mais antigos perderão muito do que faz de Os Simpsons um dos programas mais divertidos e proféticos de sua época.

Mudanças incômodas

Sem mencionar outra mudança que o Disney+ fez, que é a remasterização de muitos episódios mais antigos. O visual sendo limpo fez com que algumas das primeiras temporadas de Os Simpsons perdessem um pouco de seu charme visual, o que compensava as narrativas mais ou menos.

Por mais áspera que a animação celular possa parecer em comparação com o que está sendo produzido hoje em dia, ela ajuda a situar os Simpsons primitivos dentro de seu tempo. Tudo isso é uma questão de preferência, pois os espectadores não necessariamente perdem informações ou gags integrais da história devido à apresentação em HD.

No entanto, muito do que torna o programa tão especial é a sua longevidade, portanto mostrar a idade só pode aumentar a experiência de assistir.

A grande questão de tudo isso é quando a Disney vai encontrar uma solução? A resposta honesta é bastante vaga, já que a empresa afirmou que as mudanças ocorrerão no início deste ano de 2020, mas elas ainda precisam informar a data em que se espera que caiam.

Não está fora do campo de possibilidade especular que a mudança virá com o lançamento internacional do Disney+, mas isso é apenas uma sugestão. Os Simpsons é uma das séries mais conhecidas do mundo, portanto, seria correto apreciá-la no formato e na apresentação mais adequados, talvez até na íntegra algum dia.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.